Sobre o ICAM

Projeto ICAM-COVID19

O projeto ICAM-COVID19 nasce da colaboração voluntária e desinteressada entre estudantes de Medicina, internos de formação geral e médicos especialistas do Centro Hospitalar Universitário do Algarve e do ABC - Algarve Biomedical Center , com investigadores do BioISI - Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, em parceria com as empresas Algardata, Senso Comum, e a task force voluntária Tech4Covid.

O que motivou esta colaboração foi a necessidade sentida pelos médicos do Algarve de se manterem informados de forma cientificamente rigorosa, atual e constante sobre o agente patogénico SARS-CoV-2 e a doença por si provocada, COVID-19.

O projeto ICAM assenta num algoritmo desenvolvido pela equipa de voluntários que, de forma automatizada, atualiza diariamente uma base de dados com todas as novas publicações científicas indexadas nos três principais repositórios para a área biomédica: PubMed, BioRxiv e MedRxiv. 

Uma equipa de revisores voluntários composta por médicos, investigadores e estudantes de Medicina efetua a revisão sistemática das novas publicações, identificando os artigos mais relevantes e criando uma sinopse em português para publicação direta no website associado, ficando toda a informação agregada por área de relevância clínica, como forma de facilitar a sua consulta. A plataforma criada permite ainda a subscrição para alertas sobre atualizações dentro das áreas específicas de interesse e o um link de acesso aos artigos originais revistos.

A partilha de conhecimento científico é fundamental para o bom desempenho dos profissionais de saúde no combate à pandemia, considerando as zonas de sombra que ainda subsistem relativamente ao conhecimento sobre o novo coronavírus, à forma de conter a sua propagação e aos meios terapêuticos mais eficazes para debelar a COVID-19.

Esta plataforma aberta permite um acesso rápido à informação científica relevante e atualizada sobre a COVID-19 pelos profissionais de saúde, para os apoiar na tomada de decisões clínicas adequadas. Esperamos que seja útil para todos!


Em nome da equipa ICAM COVID-19

Alexandre Teixeira

(Coordenador do projeto ICAM)



Este projeto não existiria sem os incansáveis voluntários do Movimento Tech4covid19 que ajudaram a construir esta plataforma:

Fabio Silva, Luis Confraria, Guilherme Costa Lopes, Vitor, Filipe Marcelino, Mafalda Landeiro, David Fontes, Pedro Carmezim, Josué Rocha, Carlos, Diana Cruz, Martinho, Tiago Rosa.


Política de Privacidade

copyright 2020 ABC